Mandamentos do baixista.

  1. Aprender tem de ser divertido;
Aprender é coisa séria, mas sem alegria, o aprendizado vira “adestramento”. Isso pode funcionar muito bem com as focas, mas com pessoas as coisas são muito diferentes…
  1. “Tirar músicas” é divertido, mas não é o bastante;
Apesar de ser capaz de garantir a diversão, tirar músicas é apenas uma das coisas que um baixista precisa aprender a fazer. Lembre-se de que, na vida profissional (seja no estúdio ou no palco), ninguém vai tocar uma linha de baixo prontinha para você praticar e decorar. É preciso saber de onde isso tudo vem para aprender a fazer.
  1. Tablaturas podem atrapalhar mais do que ajudar;
Tablaturas são muito boas para registrar onde, no braço do instrumento, a digitação pode ser mais confortável e eficiente, mas são incompletas em termos musicais.
  1. Um baixista deve ser hábil no ritmo, na harmonia e na melodia;
Uma vez um baixista perguntou a um baterista: “o que é uma sincope?” Sem pestanejar, o baterista respondeu: “o seu tempo um”… Se você não caiu na gargalhada (ou no mínimo não ficou ofendido), precisa se concentrar um pouco mais neste mandamento.
  1. Na falta do ânimo, a disciplina é a salvação;
Não adianta: a preguiça afeta todo mundo! Nessas horas, dificilmente você vai ter idéias geniais ou assimilar muita coisa nova. A melhor saída, então, é usar o “automático” para espantar a “leseira”: pratique escalas enquanto lê o seu HQ favorito.
  1. Em música não se queima etapas;
Praticar o instrumento e a leitura musical; compreender a origem das coisas na teoria (que não é tão teórica assim); ouvir bastante o que os outros músicos fazem; deixar que os seus neurônios se organizem… Tudo isso, e muito mais, são coisas que não podem ser deixadas de lado. O que você acha que pode “pular” hoje, vai ser necessário amanhã, pode acreditar…
  1. Teoria musical é essencial;
Na verdade, a teoria musical acaba quando nos falam: “as propriedades do som são a altura, a intensidade, o timbre e a duração“. Todo o resto é prática!
  1. Ninguém aprende realmente sozinho;
Uma verdade para todos os músicos que, para o baixista, é uma cruz! “Devore” música (em todos os estilos), leia muito, converse com outros músicos, mas resista bravamente contra o temperamento "quietão" e sinistro que é próprio dos adeptos das quatro cordas!
  1. Mesmo com toda urgência, não há como evitar o trabalho duro;
Quase um complemento do nosso sexto mandamento, mas desta vez, colocando o foco na principal motivação (ou tentação) para queimar etapas: a pressa. Aliás, pressa para que? Se você não estiver pronto, dificilmente alguém vai lhe oferecer trabalho e, se oferecer, é porque o trabalho também não está pronto. Portanto, relaxe…
  1. Principalmente por causa da urgência, não há como evitar o trabalho duro!
Mas se a urgência não for uma simples desculpa para queimar etapas, intensifique seus estudos, respeite os tempos dos seus nervos e os seus outros limites físicos, mas nunca deixe nada para trás! Ah, sim… RELAXE!

Postagens mais visitadas